"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Princesa D.Antonio João do Brasil




Christine Marie Elisabeth de Ligne et Bourbon-Nassau-Weilbourg , Princesa de Ligne, nasceu aos 11 de agosto de 1955, no Castelo de Beloeil, Província de Hainaut, Reino da Bélgica.


É a quarta filha de S.A. o Príncipe Senhor Antoine (*1925), Chefe da Casa Principesca de Ligne e de S.A.R. GD. D. a Princesa Senhora Alix (*1929), nascida Princesa de Luxemburgo, Princesa de Parma, Princesa de Bourbon-Nassau-Weilburgo.

Foram seus padrinhos seu tio, o então Príncipe Titular Baudouin de Ligne (*1918 †1985) e sua tia materna, a Princesa Elisabeth de Luxemburgo (*1922), Duquesa de Hohenberg por matrimônio.

Seu pai assumiu a condição de (13º) Príncipe Titular de Ligne, Príncipe de Amblise e de Épinoy em 1985, após a morte do irmão mais velho, que não deixou descendência. É ademais Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro e principal representante da Soberana Ordem de Malta na Bélgica. É o último filho de S.A. o Príncipe Senhor Eugène (*1893 †1960), 11º Príncipe Titular de Ligne, Príncipe de Amblise e de Épinoy, Cavalheiro do Tosão de Ouro e Grande de Espanha, que foi Conselheiro da Embaixada Belga em Washington, EUA , e de S.A. (a Princesa) Philippine de Noailles, dos Duques de Mouchi.

Sua mãe, a Princesa Alix de Luxemburgo - os títulos acima mencionados para ela são pouquíssimo utilizados, porque é sua família materna que ainda reina no charmoso Grão-Ducado desse nome, limítrofe com a Bélgica, a França e a Alemanha; a de seu pai foi deposta do Trono Ducal de Parma em 1859, tendo sido seu avô, D. Roberto I (*1848 †1907), o último Duque Reinante - é filha da falecida Grã-Duquesa Senhora Charlotte I (*1896 †1985), considerada a Grande Dama da Europa do séc. XX, e do também falecido Príncipe D. Felix de Parma (*1893 †1970), que lutou bravamente na 2ª Guerra Mundial; D. Felix era irmão da inesquecível Imperatriz Zita da Áustria (*1892 †1989), Rainha da Hungria e da Boêmia, última Soberana-Consorte do grandioso Império Austro-Húngaro, modelo de fé e de esperança a toda a humanidade nessa época tão conturbada.

Como a Princesa Alix é a tia mais nova do atual Grão-Duque Senhor Henri I de Luxemburgo (*1955), este é portanto primo-irmão da Princesa Christine.

A Princesa passou sua infância na Bélgica, onde estudou no Internato de Estudos Franceses das Freiras Dominicanas de Froyennes, na cidade belga de Tournai.

Viajava freqüentemente com seus seis irmãos e irmãs ao Luxemburgo, para visitar sua Avó, seus tios e primos. Aprendeu Língua Alemã em Munique, para obter melhores resultados no exame vestibular na França (dito baccalauréat).

Transcorridas as provas, a Princesa teve oportunidade de viajar para a Índia, em companhia de sua prima-irmã, a Arquiduquesa Alexandra da Áustria (*1952); lá, trabalhando em conjunto com as Freiras da Ordem de Santa Cruz , elas exercitaram os conhecimentos de enfermagem recebidos em suas formações, prestando assistência social às crianças pobres e miseráveis do sub-continente indiano durante seis meses.

Retornando desses trabalhos de caridade, ela rumou para Madri, onde estudou Filosofia e Língua Espanhola ao longo de um ano. Finalmente, em 1979, a Princesa cursou o Instituto Superior de Interpretação e Tradução de Bruxelas, que lhe serviu inclusive para, mais tarde, atuar como hostess junto ao Mercado Comum Europeu.

Atualmente, a Princesa fala com fluência o Francês, o Inglês e o Português, ainda que compreenda bem o Alemão e o Espanhol.


Casou-se, em 26 de setembro de 1981, com S.A.I.R. o Príncipe D. Antonio João do Brasil (*1950), Príncipe de Orleans e Bragança e 3º na Ordem de Sucessão ao Trono, irmão e sucessor dinástico de S.A.I.R. o Príncipe Senhor D. Luiz (*1938), atual Chefe da Casa Imperial do Brasil.

Tornou-se assim S.A.I.R. a Princesa D. Christine do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, ou simplesmente "Dona Christine de Ligne", como é mais conhecida.

Tanto seu avô quanto sua avó maternos, o Príncipe D. Felix e a Grã-Duquesa Charlotte, eram bisnetos de D. João VI, pois primos-irmãos; assim, D. Christine é prima distante de seu esposo, isto fazendo de seus filhos três vezes descendentes desse grande monarca luso-brasileiro.

Assim, o Príncipe D. Pedro Luiz (*1983), a Princesa D. Amélia (*1984), o Príncipe D. Rafael Antonio (*1986) e a Princesa D. Maria Gabriela Fernanda (*1989) são duas vezes penta netos e uma vez hexa netos de D. João.


As novas Damas da Ordem de Santa Isabel de Portugal: da esquerda para direita, Princesa Margarita da Romênia, a Grã-Mestra Dona Isabel - Duquesa de Bragança, a Grã-Duquesa Maria Teresa do Luxemburgo, a Princesa Dona Christine de Orleans e Bragança, a Princesa Dona Eleonora de Orleans e Bragança - Princesa Titular de Ligne e a Princesa Margaretha de Liechtenstein

D. Christine é Dama Grã-Cruz de Justiça das Imperiais Ordens de Dom Pedro I e da Rosa e já recebeu algumas condecorações por seu extremado interesse com a causa das crianças deficientes mentais - mesmo em solteira, a Princesa já trabalhava com essas crianças, ditas "excepcionais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário