sexta-feira, 28 de maio de 2010

Carta da Princesa Regente



- Caro Sr Visconde de Santa Vitoria


Fui informada por papai que me colocou a par da intenção e do envio dos fundos de seu Banco em forma de doação como indenização a os ex-escravos libertos em treze de maio do ano passado, e o sigilo que o Sr Pediu ao presidente do gabinete para não provocar maior reação violenta dos escravocratas.


Deus nos proteja si os escravocratas e os militares saibam deste nosso negócio pois seria o fim do atual governo e mesmo do Império e da Casa de Bragança no Brasil. Nosso amigo Nabuco além dos Srs. Rebouças, Patrocínio e Dantas, poderão dar auxilio a parti do dia 20 de novembro quando as Câmaras se reunirem para a posse da nova legislatura. Com o apoio dos novos deputados e os amigos fiéis de papai no senado será possível realizar as mudanças que sonho para o Brasil!


Com fundos doados pelo Sr teremos oportunidade de colocar estes ex- escravos, agora livres em terras suas próprias trabalhando na agricultura e pecuária e delas tirando seus próprios proventos. Fiquei mais sentida ao saber por papai que essa doação significou mais de 2/3 da venda de seus bens, o que demonstra o amo devotado do Sr pelo Brasil. Deus proteja o Sr e toda a sua família para sempre!


Foi comovente a queda do banco Mauá em 1878 e a forma honrada e proba porém, infeliz, que o Sr e o seu estimado sócio, o grande Visconde Mauá aceitaram a derrocada, segundo papai tecida pelos ingleses de forma desonesta e corrupta. A queda do Sr Mauá significou uma grande derrota para o Brasil!


Mas não fiquemos mais no passado, pois o futuro nos será promissor, se os republicanos e escravocratas nos permitirem sonha mais um pouco. Pois as mudanças que tenho em mente como o Sr já sabe, vão além da libertação dos cativos. Quero agora dedicar-me a liberta as mulheres dos grilhões do cativeiro domestico, e isto será possível através do Sufrágio Feminino! Si a mulher pode reinar também pode votar!


Agradeço vossa ajuda de todo meu coração e que deus o abençoe!


Mando minhas sudações a madame a Viscondessa de Santa Vitoria e toda família.



Muito de coração ISABEL

2 comentários:

  1. Perdemos o século XX para o oportunismo dos republicanos brasileiros... como diria Manuel Bandeira... um século de Brasil, "que poderia ter sido e que não foi"...

    ResponderExcluir
  2. Isto tinha que ser gritado e mostrado a escritora Mary del Priore. Ela que deformou a história desta grande senhora que merece todos os elogios. Pena não ter sido nossa imperatriz.

    ResponderExcluir