quarta-feira, 1 de setembro de 2010

81 SENADORES, 1.213 FALTAS


E sempre atento site Congresso em Foco anota: ano eleitoral, Congresso esvaziado. As ausências a sessões deliberativas no plenário do Senado aumentaram mais de 50% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período no primeiro ano desta legislatura, 2007.

 Os dados foram colhidos na própria página do Senado na internet: as faltas sem justificativa e faltas abonadas por licenças saltaram de 783 para 1.213, no primeiro semestre de 2009 e no de 2010. Em todo 2009, as ausências somaram 1.740 - ou só 527 mais que em meio ano, agora.

 Percentualmente, o salto foi de 16% no ano passado para 24% neste. Pelas regras da casa, os senadores podem justificar suas faltas por meio de licenças ( por atividade parlamentar ou missão política, licença por motivos de saúde e licença para tratar de interesse particular) e só a licença por interesse particular significa desconto na folha de pagamento do senador.


Das 1.024 licenças do primeiro semestre, a a maioria (756) foi para atividades parlamentar. Para tratamento de saúde, 131, e para assunto particular, 128.


A Constituição Federal determina que senadores, bem como deputados, devem comparecer a, no mínimo, dois terços das sessões ordinárias. A exceção são as licenças, que podem ser justificadas por motivo de saúde, interesse particular ou missão política. Caso ultrapasse o limite constitucional, o parlamentar faltoso pode enfrentar processo de perda de mandato na Corregedoria do Senado.

Leia mais em Congresso Em Foco


fonte:http://www.joelmirbeting.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário