"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O que Lula pode aprender com Dom João VI


por:Ricardo Noblat - DF

Li "O Império à Deriva - A Corte Portuguesa no Rio de Janeiro 1808-1821", recente livro de Patrick Wilcken. Conta um fato único e extraordinário: a transferência de uma família real com toda sua corte da sede do império para uma colônia distante.Império decadente, na época Portugal estava sob dois fogos: o amigo, da Inglaterra, seu tradicional aliado, e o inimigo, da França de Napoleão. Dom João VI encontrou uma saída: mudar-se para o Brasil.


E aqui chegou na companhia de cerca de 10 mil pessoas.Ocorreu-me mencionar o exemplo de Dom João VI para sugerir a Lula que não se deixe aprisionar por falsos dilemas. A reeleição é um falso dilema. Lula sempre foi contra ela. Pesquisas mostram que ele enfrentará sérias dificuldades para se reeleger.


Seu índice de rejeição está perto dos 50% e não dá sinais de queda. Não há registro em nossa História de candidato que tenha sido eleito com mais de 40% de rejeição. E olha que a campanha sequer começou. E que Lula ainda nem começou a apanhar feio.A crise política em curso não tem data para terminar. E ninguém faz idéia de como terminará.


Há muitos fatos a virem à tona. Quem imaginava um dos mais recentes deles - o uso de caixa 2 para pagar serviço da empresa do vice-presidente?Segue mal explicada a história do dinheiro emprestado pelo PT a Lula. Ele disse que não foi empréstimo. O senador Aloísio Mercadante disse que foi adiantamento de viagem.


Paulo Okamoto contou que pagou o empréstimo do seu próprio bolso. O capitão do time (Dirceu) foi cassado e começou a aplicar estocadas no governo e em Lula. O diretor financeiro (Palocci) encolheu. Perdeu a briga com a ministra Dilma Rousseff. Escafedeu-se o responsável por efeitos especiais (Duda Mendonça).Partidos fiéis a Lula o apoiarão à falta de outro jeito. Os partidos do mensalão (PP, PL e PTB) irão com quem pagar melhor - e, a essa altura, não são boa companhia. Jamais foram.Se apesar de tudo Lula vencer, como governará? Com um PT menor.


Obrigado a fazer ainda mais concessões para montar uma maioria no Congresso. Por que se arriscar a uma derrota? Por que lutar por um segundo mandato que costuma ser pior do que o primeiro? Se tivesse juízo, abdicaria da reeleição e voltaria para casa.Será que ele já se deu conta de como envelheceu em pouco menos de três anos? De como a ansiedade o fez perder a luta contra o excesso de peso? E de como parte de sua biografia foi pelo ralo? Dona Marisa obteve passaporte italiano.


Eles formam um casal que gosta de viajar. Pois viagem. Divirtam-se. Curtam os filhos e netos. Não vale a pena se aborrecer por mais quatro anos. E aborrecer os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário