"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

REGIME MONÁRQUICO





Todos falam da crise moral em nossa sociedade tupiniquim. Sentimos os seus amargos efeitos amargos e colaterais intensamente. Indagamos: estamos tão mal assim? Pior do que imaginávamos. O país republicano como o nosso e ainda mais capitalista por natureza, sofre as agruras de um governo medíocre cujas vertentes venenosas vão estourar nas classes intermediárias da nação. 


Afirmam que o Brasil cresce, mas, no entanto a pobreza e a miséria tomam dimensões alarmantes e incontroláveis. Querem ver miséria no mundo brasilis? Ela é constante, mas somente aparece com mais frequência nas manifestações da natureza, ou seja, em cheias e secas prolongadas. Diante de tantos problemas o presidente do Brasil se sente o máximo, quando o presidente dos Estados Unidos da América do Norte (EUA) afirma: “Este é o homem’. Pergunta incompleta não merece resposta. 

Vi alguém afirmar que: “O Brasil era uma lagarta federativa democrática, mas já se metamorfoseou e virou uma mariposa feia chamada "asas da total corrupção". A censura está de volta ao nosso país. Cuidado com o que escrevem. 



“Jabor, Mainard e Bóris já foram proibidos de escrever opiniões políticas por Lula”. Queremos só lembrar que jornalista medroso não sai de casa. Em nossas conotações sempre falamos que a “Independência” do Brasil, só tinha acontecido na cabeça do pintor Pedro Américo, e isto é verdade. 


Hoje os livros de História do Brasil já contam com detalhes e dizem que a mesma não passou de um “arranjo político”. Do dicionário Aurélio - extraímos o seguinte: A palavra República deriva do latim republica, e ainda no mesmo latim, publica, 'coisa pública'. 


Organização política de um Estado com vista a servir à coisa pública, ao interesse comum, sistema de governo em que um ou vários indivíduos eleitos pelo povo exercem o poder supremo por tempo determinado. O país assim governado; grupo de estudantes que residem na mesma casa. 

Essa casa ou associação, agremiação, onde impera a desordem. Inserem-se na definição de República suas derivações, ou seja, República Nova - O período republicano brasileiro compreendido entre a vitória da revolução de 1930 e a implantação do Estado Novo, em 1937. 



República popular mais precisamente em Ciências Políticas é a designação dada aos Estados constituídos por uma Frente Popular formada por todas as correntes democráticas do país, com a hegemonia do proletariado e de seu Partido Comunista ou democracia popular e findando as peculiaridades vem a República Velha que nada mais é o período republicano brasileiro compreendido entre a proclamação da República, em 1889, e a revolução de 1930. 


Definições com aspectos muitos bonitos, mas o que se vê ou notamos no dia a dia são os resquícios da monarquia predominando no país. Rei Pelé, Rainha dos baixinhos (Xuxa Meneghel), Imperador do futebol brasileiro (Adriano), o rei da pornochanchada, Rei do Baião (Luiz Gonzaga), o rei do sertão (Lampião), e acompanhando no mesmo diapasão entra no rol a política. 

Em Brasília temos o Palácio do planalto, Planalto dos Bandeirantes em São Paulo, Rei Momo no carnaval, sem contar uma infinidade de planaltos e reis que estão espalhados Brasil afora. Fez sucesso aqui vira rei e mito automaticamente. Quem seria o rei da corrupção no Brasil? A palavra monarquia deriva do grego monarchía, e do latim monarchia cujas sinonímias vêm a seguir: Estado em que o soberano é monarca. 



Forma de governo na qual o poder supremo é exercido por um monarca. Tem mais monarca no Brasil do que Zé lá na Paraíba. Para ilustrar: após a proclamação da independência, foi instituída, em 1824, a primeira Constituição do Brasil, que garantia uma série de direitos relativos à propriedade, liberdade e segurança. No entanto, esses direitos não se aplicavam à maioria da população brasileira, em grande parte composta de escravos. Quer dizer que ainda estamos na condição de escravos?

A Constituição atual assegura uma série de direitos sociais, políticos e civis. Na prática, os direitos constitucionais fazem parte do cotidiano d maioria das pessoas? Não sabemos, pois a definição de Constituição é linda demais, mas os direitos e prerrogativas são rasgados todos os dias na nossa cara e de mãos atadas nada podemos fazer. Os nossos direitos sumiram igualzinhos ao corpo do senador Ulisses Guimarães, pois tomou doril, ninguém sabe e ninguém viu. É brincadeira, nós merecemos coisas melhores, mas somente deus proverá. 



Cede um minuto do tempo de que disponhas ou algo do que possuis para diminuir o frio da penúria e a febre da aflição. Com a palavra os reis, príncipes e monarcas de plantão. 

ANTONIO PAIVA RODRIGUES  

Um comentário:

  1. Creo que qualquer idéia debe ser levada em conta. Sempre tenho procurado conhecer o Brasil no tempo da monarquia. Tenho no finado D. Pedro II a figura de um líder, um homem que foi muito importante para o Brasil em varios aspectos. Foi expulso do nosso país em troca de que? Estamos a mais de 100 anos procurando um rumo. Quando pensamos que enfin chegou o salvador da patria, ficamos estarrecidos de tanta corrupção.
    Se o movimento monárquico realmente existe, eu aderiria sem exitar.

    ResponderExcluir