"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Familia Imperial brasileira


A mesma família que em 1808 aportou no Rio de Janeiro com festas grandiosas, onde atualmente fica a "Praça XV", foi expulsa do Brasil na madrugada de 16/17 de novembro de 1889, no mesmíssimo lugar... Os Príncipes de Bragança reinaram aqui como soberanos do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves de 1815 a 1822 e, depois, como Imperadores do Brasil, de 1822 a 1889.

Em 2008, um sem-número de instituições de todo o país comemoraram o Bicentenário da vinda da Corte Portuguesa ao Brasil e, neste sentido, as festas pelos 160 anos de D. Isabel de Bragança inauguram as comemorações.


Mesmo exilada, ela foi reconhecida Chefe da Casa Imperial e Imperatriz de direito do Brasil (D. ISABEL I), em 1891, em Paris, pela representação dos estadistas e nobres brasileiros que a acompanhavam no momento da morte de D. Pedro II. Desse modo, os quatro filhos originados do casamento com o Gastão de Orleãns (Conde d'Eu), bem como os demais descendentes, teriam direito sucessório legítimo ao trono brasileiro, caso a Monarquia fosse restaurada.

D. Luiza Victoria, D. Pedro de Alcântara, D. Luiz e D. Antonio - nomeados pela ordem de nascimento - foram os primeiros, Orleãns e Bragança, junção do nome do pai e da mãe.
Somente D. Pedro e D. Luiz tiveram descendência.



A atual Família Imperial brasileira é representada notadamente pelo Chefe da Casa Imperial, D. Luiz, nascido em 1938, residente em São Paulo. Ele é o neto homônimo de D. Luiz e é bisneto e sucessor da Redentora.

61 comentários:

  1. Gostaria muito que a monarquia voltasse ao nosso país pois acho um sistema de governo mais avançado
    marcos de Indaiatuba SP

    marcos.nascente@R7.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, é possivel ter algum contacto com a família imperial?


      Enis Rufino

      Excluir
  2. Na monarquia existia uma familia imperial que reinava, agora existem várias. A corrupção no país virou manchete nos jornais , os políticos se transformaram em personagens humorísticos nos programas de televisao.

    ResponderExcluir
  3. Ética e Subserviência Politica somente na Monarquia Parlamentarista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem Maluco para Tudo, a Corrupção desembarcou no Brasil com a vinda da Família imperial Portuguesa, tem gente fugiu das aulas de Historia.

      Excluir
    2. Pois é, tem maluco até para achar que o PT era solução do Brasil... Vá se entender, rs

      Excluir
  4. Aos Principes Imperiais eu rogo:
    Libertem nossa Pátria Amamada da corrupção, dos desmandos e da miséria ética que nos envergonha.
    Libertem o Brasil novamente.
    Deus salve e abençoe Vossas Altezas Imperiais!

    Um futuro súdito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou historiador, e gostaria de poder ter algum contacto com a assessoria de algum membro da Família Imperial



      Enis Rufino

      Excluir
  5. todos nós, quando analisamos a história da "república", vemos que ela foi proclamada com interesses estritos a uma elite que queria apenas a manutenção de seus privilégios e não os do povo.Essa "república" é suja, corrupta e imunda. por mais tempo que ela ainda possa durar, nem todos os seus presidentes juntos chegarão aos pés do magnânimo D. PEDRO II.
    VIVA A MONARQUIA E ABAIXO A ESTA "república" corrupta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você

      Excluir
    2. Na mornaquia se vc falasse dessa maneira a favor da republica seria enforcado na praca xv seu abestado.

      Excluir
    3. Aham verdade eu vi, eu era a forca...
      Larga de estupides é monarquia não ditadura nem ESCRAVATURA*(risos), veja se na Inglaterra alguém é enforcado ou punido em praça pública.
      Não digo que seria melhor se eles tomassem o poder, no pouco tempo que vivi aprendi que não devemos por a mão no fogo por politica nenhuma, mais se querem criticar ao menos façam isso de forma construtiva e informativa.
      Isso que me cansa no Brasileiro ao invés de buscarem informações e passarem a diante para que todos possam entender seu pensamento, apenas agem como bossais soltando a primeira palavra chula que a curta memória lhes permitem dizer.

      Aff me deportem pfv

      Excluir
    4. Na verdade, aprendi isso de um livro de história de tendência de esquerda (“Canudos: Ordem e Progresso no Sertão”, de Nicola S Costa): os monarquistas foram mais tolerantes com as ideias republicanas que a recíproca. Na época da monarquia, era permitida a panfletagem, manutenção de partidos, escrita de jornais com ideias republicanas. Quando a república foi instaurada, aconteceu o contrário: foi comum a tendência de atentados contra a redação de jornais monarquistas, exílio de simpatizantes monárquicos... a própria guerra de Canudos foi usada como desculpa pelo governo para as sucessivas derrotas do exército para os valorosos sertanejos de Antônio Conselheiro (que era um devoto da monarquia...).

      Excluir
  6. Muito bem colocado....
    É por isso que estamos aqui....

    Pela Volta da Monarquia !!!

    ResponderExcluir
  7. presepada isso ein...acordem pra vida gente... monarquia?? estão ficando loucos...

    ResponderExcluir
  8. DEUS SALVE O IMPERADOR !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Loucos, mas de raiva, ficamos nós do povo ao ver diariamente a corrupção sem fim passeando de mãos dadas com o que chamam de "governo republicano".
    Acordemos sim e vamos resgatar a nossa honra!
    Vamos apoiar os nossos Príncipes!
    Deus salve a Casa Imperial do Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha que a monarquia não rouba também não? Por que você acha que houve a revolução francesa? Todos tem que saber que não é só a monarquia que governa. Pra ela ficar no poder ela tem que finaciar a igreja e etc. Esses títulos que a monarquia fornece por exemplo de barões, condes você acha que é de graça? Claro que há corrupção sim. Cara, você tem realmente vontade de que essas pessoas lhe tirem o direito de votar? Pense bem e vai estudar história!!!

      Excluir
    2. Essa é a mesma família que pilhou o ouro, a prata e vários outros bens desta nação. Promoveu desde o princípio a desigualdade social e luxo vs o lixo.
      Em hipótese alguma, eu e a maioria dos brasileiros, reconheceria a autoridade desta família que somente veio ao Brasil por covardia, fugindo de Napoleão.

      Excluir
    3. Nossa, que ridículo. Repetindo bordão de livrinho do MEC.

      Napoleão Bonaparte tinha total vantagem estratégica e tática na Europa continental em 1808. Não havia chance do Exército Português resistir ao invasor francês. O Rei simboliza o estado. Dom João VI representava o Estado Nacional Português. Não se deixando capturar, ele preservou o Estado da derrota, embora o território metropolitano tivesse sido ocupado.

      O Rei espanhol foi capturado por Napoleão. O que aconteceu? O Estado em si foi derrotado, e Bonaparte colocou um parente seu no trono da Espanha. Que grande vantagem...

      O problema com a teoriazinha de OTÁRIO do MEC é que a imensa maioria dos monarcas que tiveram seus territórios invadidos em guerras europeias fugiram para um país aliado, salvando a entrega total do Estado. Isso aconteceu com praticamente todos os monarcas europeus na Segunda Guerra, e com o Dalai Lama quando a China invadiu o Tibet.

      Estudar e compreender é complicado né, mas falar abobrinha é fácil.

      Excluir
    4. "Você acha que a monarquia não rouba também não? Por que você acha que houve a revolução francesa? " QUE DELÍCIA DE MEC CARA!!!!!!

      Excluir
  10. A única alternativa contra essa república de ladrões e escroques é a restauração monárquica no Brasil

    Ronaldo
    A. Baralle - Foz do Iguaçu-PR

    ResponderExcluir
  11. Bom eu acredito que o governo imperial nada mais quer que sejam sustentados pelos brasileiros, chega de fazer merda, ate hojé pagamos dividas que os portuguêses fizeram, os ouros e minas estão na coroa britanica.Não queremos mais esses comem e dormem mandando no Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então continue a sustentar os corruptos republicanos que, através da história, tiraram a soberania do Brasil. O que nóis precisamos e ter soberania, dignidade e respeito.Informa-se. Marco Aurélio de Barcelos

      Excluir
    2. Meu nem na Inglaterra a rainha tem altoridade e so existe porque ela traz retorno turistico atraves disso bancass a nordomia dela.. entao cala a boca

      Excluir
  12. O Cabral é um estrupador de India.

    ResponderExcluir
  13. Isso acontece hoje na atual republica.

    Com a Monarquia Parlamentar temos a chance de organizar melhor nosso Estado e definir planos e metas para próximas décadas, pensando no bem estar de todos sem declinar para algum setor privilegiado como a acontece hoje.

    Pôs o imperador não é financiado por nenhuma classe e sim por toda a sociedade.

    Nós defendemos uma monarquia Moderna para o brasil... como hoje é na Suécia, Dinamarca Bélgica, Reino Unido etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro no reino unido não é a monarquia que manda. Você deveria saber isso ja que clama pela monarquia. Segundo, isso que você falou, na teoria é uma coisa , na pratica é outra bem diferente. Como uma pessoa acima bem escreveu, cadê nosso OURO? Cadê nossas riquezas? Se esse ouro tivesse sido usado em nosso beneficio nos não seriamos esse pais subdesenvolvido que é hoje. Agora olhem bem para a fota la em cima. Vocês acham realmente que esse povo tem vontade de governar nosso país pra fazer algo pelos pobres? ou pelas pessoas que vivem em favelas? Eu acho que não!!

      Excluir
    2. O Sr. está preso no passado colonial brasileiro que foi inegavelmente terrível quanto ao processo escolhido. Mas quando falamos de monarquia, falamos da monarquia se Sua majestade o Imperador D. Pedro II. Homem justo, visionário, abolicionista, religioso, preocupado com as causas sociais. Quando instalada a república com um golpe militar, deixaram os brasileiros em geral, não só os negros, sem assistência contra a pobreza. D.Pedro II criou um cadastro de pessoas que precisavam ser ajudadas e o governo liberava uma certa quantia auxilia-los conta as mazelas da pobreza, bem como escolas públicas. Nos ultimos instantes de seu governo tornou-se muito querido pelo povo.
      Dª Izabel I, a Redentora, era abolucionista e contava com a ajuda de muitos intelectuais como, por exemplo, o Sr André Rebouças, engenheiro e mulato, contra os escravocratas cafeeiros. Muitos amigos escondião escravos fugitivos em suas fazendas e a própria princesa acolheu escravos fugidos no Palácio Imperial.
      Muitos republicanos até hoje afirmam que Sua Alteza Imperial Dª. Izabel I assinou a lei Áurea mas não deu garantias nenhuma aos negros. Fato é que não houve tempo; em 1889 foi dado o golpe militar e a familia foi expulsa do Brasil. Por conseguinte a República nada fez por eles. A partir daí o Brasil foi vendido, tripudiado, corrompido, influenciado pela cultura norte americana, francesa onde o chic era falar o inglês e o francês enquanto nosso idioma não era ensinado para o nosso povo.
      Ainda hoje a República comete os mesmos erros do passado. D. Pedro II e Dª Izabel I estavam tentando corrigir os erros do passado, mas não os deixaram; a correção não cabe a Republica, apenas o continuísmo dos interesses particulares. O povo fica a revelia. Marco Aurélio de Barcelos.

      Excluir
  14. É a situação Politica do Brasil é tão critica, que eu acho que se restaurassem a monarquia imperial do Brasil, as coisas poderiam melhorar... Pq os políticos de nosso país, estão cada vez pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sistema politico partidário sofre de esquizofrenia, isso nos faz viver em uma pseudo democracia federalista...

      Isso só muda com a Monarquia Constitucional.

      Excluir
    2. Cara, eu cheguei a conclusão que esse Edemir é alguem da familia real falida infiltrado. Pra clamar tanto pela monarquia e esquecer anos de injustiça, de escravidão e sofrimento do nosso povo, só pode!!

      Excluir
    3. Eu não sei se iria melhorar com o retorno da monarquia mas uma coisa é certa que resgatariamos um pouco mais do nosso orgulho com certeza

      Excluir
  15. Acho Bastante interessante a idéia de restaurar a monarquia no Brasil!
    Afinal Somos independentes de Portugal graças a D. Pedro I, e não a politicos corruptos que a única coisa com que eles se procupam é em, ROUBAR o dinheiro do povo!!
    Deus abençoe a família imperial do Brasil, assim como todos os brasileiros!!

    ResponderExcluir
  16. O problema é a corrupção em si, e não a forma de governo.

    ResponderExcluir
  17. O sistema presidencialismo propicia a corrupção e o nosso sistema partidário o oficializa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. D.edro I*D.Pedro II*D.Isabel I,D.Gastão I*D.Pedro III*Dom Luiz I.
      D.João I*(D. João VI).

      Estes foram os imperadores do Império do Brazil?

      Excluir
  18. Acho que todos so brasileiros estao muito errados. Soy filho de brasileira e sou espanhol morando aqui na Espanha, nao acredito como voces podem falar que é preciso retornar Brasil numa monarquía, que é isso!!! A m0narquía é coisa da Europa, é coisa da Idade Meia, é coisa antiga demais!! O governo Monarquista Constitunional é uma coisa errada, antiga, atrassada, aqui na Espanha há muita gente que gostaria conhecer uma República, uma República como a França, Alemanha, EUA......Ter monarquia nao é progesso, nem ter República, mas pra nós é preferível ter uma Republica nesses momentos da Historia espanhola. E no Brasil, acho que o problema sao os politicos corruptos nao o sistema de governo. A maioria das monarquias do Mundo sao paises com progresso, mas só pela pouca populaçao e o sistema econômico e social (Suecia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Japao...) ou porque sao paraisos fiscales (Liechtenstein, Monaco, Luxemburgo..), mas nao concordo e nao aceito que a monarquia seja a soluçao dos problemas pra os brasileiros. Acho que a soluçao é ter bons politicos. E acho que o Lula ele fiz muitas coisas. Desde a Europa vemos agora o Brasil forte, respeitado no exterior, com grandes investimentos, com toda uma decada com progresso econômico e social
    (2014, 2016), vao ser os anos do Brasil, como foi a decada pasada pra China, agora é o tempo do Brasil e falar ao mundo que sao voces!!! Brasil vai muda a melhor. Mas tambem é preciso ser realista, voces sao quase 200 milhoes de pessoas mas tem muita coisa boa: energia, petroleo, gas, minas, materiais, campos...... Só precisam de investir melhor e repartir melhor o dinheiro que ganha o pais.....Eu prefero um Brasil com Republica Independente e Federativo que com uma Monarquia corrupta onde todos voces vao ter que pagar a essa familia por o fato de ser Real ou Imperial, do origem português-europeu, de origem estrangeiro, uma familia que nao va fazer nada por seus ciudadaos, que só vao gastar todo o dinheiro publico nos viagems, nos jantados, nos almoços reais e diplomaticos. Ter uma familia Real ou Imperial é como ter na sua casa um Chefe que ganha uma cantidade dinheiro (%) todos os anos simplesmente por ser o Rei do Brasil.

    Brasil o que precisa é de um Getulio Vargas ou um Golart ou Kubitschek

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Monarquia Parlamentarista é a melhor opção de reforma do Estado brasileiro.

      A corrupção é comum, em todos os níveis de governo, e isso aqui infelizmente se tornou normal, isso não muda com uma ou duas eleições.

      Na Espanha o Estado sustenta uma família, aqui são inúmeras, como sabe somos uma Federação de 27 Estados, ou seja 27 Famílias Reais, pois os governadores tem palácios para sua família. Todos sabem que lideres tem privilégios, na Republica são vários, na monarquia apenas um.

      E a probabilidade de um Monarca ser corrupto é muito menor que um politico partidário, você sabe muito bem disso, ou acha que aqui no Brasil é possível um pedido de desculpas por uma atitude mal vista por parte de políticos partidários, acredite nem sob investigação da policia isso acontece.

      Nossa sociedade precisa de instrução de qualidade e isso leva tempo, uma geração, "no minimo".

      Os presidentes mencionados acima teriam mas exito em seus mandatos se auxiliados pelo Poder Moderador, mas as mazelas presidencialista, partidárias não os permitiram...

      A presença de um representante da nação no cenário politico nacional traz para o centro da politica interesse da nação, hoje só há interesse ideológicos partidarios.

      PS: Na minha opinião a republica na Espanha causaria a fragmentação de Estado espanhol.

      Excluir
    2. Como vai ser feito para o imperador ter o poder moderador?Se quem vai fazer a constituição que da o poder moderador vão ser os políticos eleitos pelo povo.E os políticos são espertos e não vão dar o poder moderador para o imperador, só para continuar a corrupção.

      Como vai ser feito para o imperador ter o poder moderador?

      Excluir
    3. Como vão fazer para ser feita a Reforma Constitucional?

      Excluir
    4. Esse Edemir deve ser aquele gordinho da foto. Ele deve estar sonhando que vai ser rei do Brasil algum dia. Don Rafael, faz-me rir!!

      Excluir
    5. Está aí um comentario de quem vive a monarquia, e não de quem so a conhece dos contos de fada. Esse espanhol sabe do que esta falando. Vocês acham que os monarcas estão preocupados com os pobres do Brasil. Quem iria finaciar os gastos dos jantares de luxos ou dos casamentos de contos de fada? Mas não se procupa espanhol, o povo brasileiro nem sabe que existe descendentes da familia real. Isso é conversa de 0,0001 % da população. A chance da monarquia voltar é 0, porque a historia nos diz que ela fracassou.

      Excluir
  19. Como vai ser feito para o imperador ter o poder moderador?Se quem vai fazer a constituição que da o poder moderador vão ser os políticos eleitos pelo povo.E os políticos são espertos e não vão dar o poder moderador para o imperador, só para continuar a corrupção.

    Como vai ser feito para o imperador ter o poder moderador?

    ResponderExcluir
  20. Mas se a princesa Isabel foi reconhecida como imperatriz de do Brasil (D.Isabel I),não era para o Gastão de Orleãns (Conde d'Eu) ser reconhecido como D.Gastão I.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_de_sucess%C3%A3o_ao_trono_brasileiro

    ResponderExcluir
  21. Mas se a princesa Isabel foi reconhecida como imperatriz de do Brasil (D.Isabel I),não era para o Gastão de Orleãns (Conde d'Eu) ser reconhecido como D.Gastão I?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_de_sucess%C3%A3o_ao_trono_brasileiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela foi de juri, assim como o atual Chefe da Casa Imperial é de juri D.Luiz I. Isso não é oficial.

      Excluir
    2. Ela foi de juri,mas não era então para Gastão de Orleãns (Conde d'Eu) ser reconhecido como D.Gastão I(de juri)?

      Excluir
  22. Acho o retorno da familia imperial, correta. Afinal O Brasil existe em função deles, e tivemos o imperador D. Pedro II, como talvez o melhor monarca de todos os tempos de todos os paises, só nos não reconhecemos isto. Ele ficou 49 anos no poder e o Brasil, ficou no primeiro mundo no sec, dezenove. Acho que o parlamentarismo é melhor que o presidencialismo, acho que o exercito brasileiro tinha que ter mais poder e subordinado a um congresso e um primeiro ministro eleito pelo povo , com a monarquia ocupando um lugar de moderador. Este poder seria limitado tambem, eles não teriam previlegios exagerados como todos acham, seriam tipo um ministerio de relações exteriores e conciliador do primeiro ministro com o congresso.
    este reconhecimento é justo, pois em 120 anos de republica só vivemos crises interminaveis.
    Por fim até no nosso feriado de 7 de setembro em que muitas pessoas comemoram mas parecem não saber o siguinificado, acho que por reconhecimento , naquela parada em Brasilia do exercito, marinha, aeronautica, fuzileiros, bombeiros, colegios militares , etc...esqueceram de homenagear a familia imperial que deveira desfilar em carro aberto com os dragões da independencia junto, é o minimo que se deveria fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minha as suas palavras, e gostaria muito de saber como faço para manter contacto pelo menos com a assessoria de um membro da família real

      Excluir
  23. meu sonho é que a monarquia voltasse, os países mais avançados do mundo são monarquicos, na minha opinião o brasil seria bem melhor com um rei que governasse, a república é uma ilusão, monarquia é um sistema que na maioria da certo pois o rei é criado para governar, eu apoio a monarquia, sou monarquista, e por mim o rei seria coroado hoje mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais países? A Inglaterra? Filho, os dois países mais avançados do mundo são EUA e China e em nenhum dos dois existe monarquia.

      Excluir
    2. "Quais países? A Inglaterra? Filho, os dois países mais avançados do mundo são EUA e China e em nenhum dos dois existe monarquia". QUE DELÍCIA DE MEC CARAAAA!!!!

      Excluir
  24. prefiro a monarquia a republica tem muita corrupissão

    ResponderExcluir
  25. Apoio o regime Monarquico de poder. Uma uma vez que enviariamos para a desonrra e esquecimento toda essa vergonha do atual regime de governo presidencialista no brasil. Muitos paizes europeus que optarão por esse regime nao tiverao sucesso em sua história uma vez que a mesma história nos fez conhecer Hitler na Alemanha,Stalin na Russia e Franco na Espanha e suas atrocidades. O sistema de governo Presidencialista nos Estados Unidos nada fez para poupar o mundo desse Tsuname finaceiro Mundial que foi a crise de 2008 que ate hoje faz com que cidadões a nivel mundial pague um preço muito alto, pois o estado americano e exorbitavelmente imenso e muito caro a população.E o Estado chinês ganha ares de desenvolvinto graças a uma grande força de trabalho e mao de obra barata desenvolvimeto que mascara a verdadeira face da china um pais que ainda luta por liberdades que permuta desde a Revoluçao Cultural; belos exemplos de paises desenvolvidos. No Regime Monarquia Parlamentarista teriamos um chefe de estado que reine que é consultado e um Primeiro Ministro que governa e seria consultado e aconcelhado em seu governo, um modelo de regime politico onde todo mundo saberia onde deve estar e pensar em prou do povo e no bem da nação e evitariamos que certos politicos ambicioso podessem ter vez e prerrogativas como possui essa casta de deliquentes aqui no Brasil. Sou grato a Deus por ter a nossa Familia Imperial e a esperança de reaver nossa honra dignidade.

    ResponderExcluir
  26. Os jovens estão descontentes com o país, querem uma solução mas não sabem qual, querem trocar os políticos mas não sabem pelo quê. A resposta é a volta da monarquia. Se o Imperador for o governante, os políticos não conseguem fazer suas falcatruas. Um Presidente se vende a um grupo econômico ou partidário. Um Imperador não, ele não precisa. O político pensa na eleição. O Imperador não precisa se eleger. Alguém tem de ensinar aos jovens que o Imperador é a solução que eles precisam, para que possam clamar por ele, daí as manifestações terão um rumo e não um brado que se perde no vento.

    ResponderExcluir
  27. vcs só esqueceram de um detalhe,quando D PEDRO fugiu para Portugal, ele saqueou(roubou os brasileiros) o banco do brasil,levanto toda a riqueza do brasil (ouro) com ele......nao se difere dos politicos atuais

    ResponderExcluir
  28. Roubaram nosso ouro, nossas terras, mataram nossos povos, escravizaram pessoas e tem ainda gente que quer de volta, vai entender, deveriam reparar os erros que causaram ao Brasil, seus ancestrais são assassinos que deveriam pagar na prisão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou o conhecedor que conhece a história do Brasil de algum alfarrajo do PSOL (ou de algum desfile da Beija-Flor)... Uma pena que essa demência chegou a níveis estratosféricos...

      Excluir