"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

sábado, 8 de novembro de 2008

Os Saxe - Coburgo e Brgança


Um dos ramos dinastas do Brasil, teve origem na união da princesa D. Leopoldina Tereza, filha do imperador D. Pedro II do Brasil, com o duque de Saxe, celebrada em 15 de dezembro de 1864.


Desta união resultou quatro filhos, entretanto, somente os dois mais velhos, D. Pedro Augusto e D. Augusto Leopoldo, permaneceram com a nacionalidade brasileira. D. Pedro Augusto não teve descendência e passou a chefia do ramo para seu irmão D. Augusto Leopoldo.


D. Pedro Augusto, era o neto predileto do imperador D. Pedro II, e foi o eventual sucessor do trono do Brasil até 1875, quando nasceu o príncipe D. Pedro de Alcântara de Orleáns e Bragança, filho de D. Isabel.


Estudioso como o avô, foi autor de várias obras sobre mineralogia, tidas hoje como preciosidades. Faleceu em 1934, na Áustria, após anos de sofrimento devido às perturbações mentais, decorridos dos atribulados dias vividos por ocasião da deposição e exílio da Família Imperial Brasileira.


D. Augusto Leopoldo, era um ano mais novo que D. Pedro Augusto, e serviu na Armada Imperial com 2º tenente até a Proclamação da República. Com o exílio na Áustria, conseguiu licença especial com o imperador Francisco José para que servisse na marinha daquele país.


Casou-se em 30 de maio de 1894, com Carolina Maria de Habsburgo, arquiduquesa da Áustria, dessa união destaca-se a existência de D. Tereza Cristina de Saxe-Coburgo e Bragança e Habsburgo, nascida em 23 de agosto de 1902. Esta princesa e seus filhos, permaneceram com a nacionalidade brasileira, permanecendo assim, como membros dinastas da Casa Imperial do Brasil.




D. Tereza Cristina casou-se em Salzburg com o barão Lamoral de Taxis Bordogna Valnigra, chefe do ramo (radicado na Itália) da família principesca de Thurn und Táxis.

O barão permitiu que seus filhos fossem registrados como brasileiros, para que pudessem permanecer na linha sucessória dos Bragança brasileiros. Esse casal deixou como herdeiro de sues nomes e tradições D. Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança.


Atual chefe do ramo Saxe-Coburgo e Bragança, D. Carlos Tasso nasceu na Áustria em 16 de julho de 1931, tendo sido registrado na embaixada brasileira. Casou-se em 1969, com Walburga de Habsburgo, arquiduquesa da Áustria. Reside atualmente na Itália, no castelo de Villalta, herdado de seus ancestrais paternos.


O irmão de D. Carlos Tasso, D. Philipe Tasso, é o representante dos Saxe-Coburgo e Bragança no Brasil, e serviu na marinha brasileira como tenente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário