"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

domingo, 22 de dezembro de 2013

Tratado de Bruxelas (pacto d`Orléans)


"Luís Filipe I da França e seus filhos, Fernando Filipe, Duque d'Orleães, 
Luís Carlos, Duque de Némours, François, Príncipe de Joinville, Henrique, Duque de Aumale, ,  
  António Duque de Montpensier"

Quando Luís Gastão de Orléans, conde d'Eu, partiu definitivamente para o Império do Brasil em companhia de seu primo, o príncipe Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, para se casar com uma das duas filhas do imperador Dom Pedro II do Brasil , recebeu de seu pai a sugestão de realizar uma declaração reservando os seus direitos como dinasta francês, por ser neto de Luís Filipe I, rei de França.

No entanto, poucos meses após seu desembarque no Rio de Janeiro, em 2 de setembro de 1864, Gastão desconsiderou a sugestão do pai, afirmando em carta datada de 7 de dezembro de 1864 que havia renunciado ao direito de estar na linha de sucessão ao extinto trono real da França e, consequentemente, a posição de dinasta francês.

Gastão estava exilado de sua terra natal desde os cinco anos de idade e só retornaria à França já adulto, casado com D. Isabel de Bragança, princesa imperial do Brasil, e com dois filhos pequenos, em 1878.
Nas décadas em que se manteve no Brasil, inclusive quando visitou a França em 1878 e depois quando lá residiu com sua família a partir de 1881, por três anos e meio, em nenhum momento buscou recuperar sua antiga posição na Casa Real da França.7 O conde mudaria de opinião somente após a queda da monarquia brasileira por meio do golpe militar de 15 de novembro de 1889.

A posição do conde de Paris em 1901

Filipe de Orléans, conde de Paris e então chefe da Casa Real da França, escreveu uma carta datada de 15 de setembro de 1893 para Fernando de Orléans, duque de Alençon, irmão mais novo de Luís Gastão de Orléans, conde d'Eu, onde revelava a sua opinião sobre o assunto:

Meu querido Alençon, […] as possíveis reivindicações de Gastão para reclamar sua posição na Casa da França e tudo mais que é relacionado são absolutamente inaceitáveis. Você viu em minha carta que eu nem imaginei que tais direitos sequer existiam. Quando alguém deixa a Casa da França para se tornar um estrangeiro, quando alguém renuncia a vida de exílio na expectativa, esperançoso e permanecendo sincero quanto a França, para assim procurar em um trono estrangeiro uma posição oficial, tal ato possui consequências irrevogáveis.

Ele não pode, trinta anos depois, dizer que cometeu um engano, que o passado não existe, e reivindicar entre nós uma posição que ele deixou intencionalmente. A naturalização no Brasil o excluiu permanentemente da Casa da França assim como excluiu o nosso tio Montpensier e seus filhos homens. É a lei fundamental da hereditariedade do ramo capetíngio, que por sua vez ascendeu ao trono em virtude dessa lei. A lei deve ser irrevogável, se não, seria o bastante para que um destes excluídos se naturalizasse para passar a frente de todos os demais que gozaram dos direitos adquiridos enquanto isso.

No entanto, o conde d'Eu insistiu na questão após a morte do conde de Paris, seu primo, e recebeu como resposta do filho e herdeiro deste, Filipe, duque de Orléans, uma carta datada de 15 de julho de 1901:

Para qualquer família soberana a fidelidade às regras tradicionais é uma condição indispensável de existência.

Esta fidelidade é a única segurança de famílias soberanas destituídas. Sem ela, haveria apenas caprichos e arbitrariedades, com todas as consequências: usurpação, violação dos direitos de outros, discórdia e ruína. Na Casa da França, a regra tradicional que decide quem possui status de realeza também preserva os direitos dos príncipes mais novos.

Esta lei existe independentemente da vontade do rei e não cabe a ele criá-la ou modificá-la. Mas pode vir a ser necessário, em alguns casos, expor essa regra, declará-la quando questionada, preservar sua aplicação, mantê-la e defendê-la quando for atacada.

Deixando firmes estes princípios, e baseando-se na lei fundamental da monarquia francesa em virtude da qual a reivindicação dinástica pertence a mim, e por que circunstâncias fazem-na meu dever, eu declaro o seguinte:

O Senhor Conde d'Eu, por ter tomado como residência o Brasil sem o intuito de retornar em 1864, pelos compromissos que o prenderam à coroa brasileira, pela sua renúncia formal aos seus direitos sucessórios quanto à coroa da França, por sua adoção da nacionalidade brasileira, perdeu seus direitos à sucessão da coroa da França e seu status como membro da Família Real da França. 

Os filhos do Conde d'Eu, nascidos brasileiros de pais brasileiros e dinastas brasileiros, nunca foram príncipes da Casa da França, um status apenas concedido por nascimento e que pode ser perdido mas não ganho.

Sendo assim, eles não podem tornar-se príncipes da Casa da França, nem seu pai pode recuperar seu status, que ele perdeu.

Em 1909, membros da Casa de Orléans e da Casa de Orléans e Bragança assinaram a declaração de Bruxelas, ressaltando-se a presença do duque de Orléans.

O tratado criava o título de príncipe de Orléans e Bragança para o conde d'Eu e sua descendência, mantendo assim a condição principesca de sua casa, embora esta seja considerada uma casa distinta da Casa da França, e o conde d'Eu não tenha de fato recuperado sua antiga posição na linha de sucessão ao trono orleanista francês. Os principais itens do tratado são:


Os Orleans e Bragança
Dom Pedro de Alcantara (dir), Dom Luis Maria (centro), e Dom Antonio(esq)

"Philippe, duque de Orleans, chefe da Casa da França, a todos a quem estes presentes devem:

Considerando que, em nossa casa para encerrar uma disputa que já dura vários anos e é nosso dever aproveitar a oportunidade que nos é oferecida de fazer e evitar para sempre dificuldade possível em relação à adesão à coroa de França.

  Vimos a carta que colocou o nosso querido tio conde de União Europeia em que nos dirigimos a pedidos e faz com que os compromissos que ele e sua família iria levá-lo, se esses pedidos foram deferidos.

  Unaniment em conta a opinião expressa pelos príncipes da nossa casa.

  Considerando, também, que a Casa Real da França é o tempo principal, mas agora, no presente estado de coisas, o único guardião de sua tradição e também os seus direitos, as consequências que podem e devem ajustar si questões que surgem e relevantes para a sua lei tradicional e quando após madura reflexão, tendo cercado por todas as garantias necessárias, o único desejo animada para salvaguardar os seus legítimos interesses, manter e Tradição direito à justiça, para se pronunciar sobre essas questões por meio de sua cabeça, a sua decisão é vinculativa para todos os membros e Príncipe, na medida em que poderia ser uma lei.

  Considerando-se que estas são as condições dos atuais circunstâncias:

  Declaramos e declarar o seguinte:

  1 - Nosso querido tio conde de Eu, reconhecendo na nota Nós lhe deu três filho, de seu casamento em 1864 com a Princesa Imperial Isabella, então herdeiro imediato ao trono do Brasil, são membros da Casa Imperial do Brasil e eles e seus descendentes constituem uma casa separada todos os ramos da Casa de Orleans, que atualmente compõem a Casa da França, Exigimos o reconhecimento na França, os Príncipes e sua prole masculina, principescos e legítimas Honors príncipes da casa de França.

  Estivemos representados por outro lado, para motivar esta aplicação, pode acontecer que a sucessão feminina permitiu à Coroa trouxe Brasil Brasil descendentes masculinos do Conde d'Eu e passam suficiente disse progênie de adesão à brasileira pela qualidade dos Príncipes brasileiros não era conhecido por eles e, assim, deve perder qualquer coroa principesca qualidade.

  Querendo evitar tal possibilidade para Princes masculinement e tão pouco da nossa casa.

  Querendo garantir também, na medida em que pudermos, e na qualidade de príncipe e honras príncipes da casa de França.

  Também disposta - e nós gostamos - e dar-lhes o nosso querido tio, o Conde d'Eu, o penhor da nossa afeição do bem e parentes, e uma prova da nossa confiança na lealdade de seus compromissos tomar solenemente aqui e que é obrigado que lhes damos.

  Reconhecemos o conde d'Eu, seu filho de três e seus descendentes do sexo masculino, principesco e legítimo, além dos Valores Mobiliários imperiais Altezas ou Altezas que lhes pertencem por direito, o título de Alteza Real.

  Reconhecemos o filho troifs do Conde d'Eu e sua prole masculina, Títulos legítimos e principescos príncipes e princesas de Orléans-Bragança.

  2 - Reconhecemos acordo com as exigências que fizemos pelo conde d'Eu, os Príncipes acima, filho do Conde d'Eu agora apropriado para o Snack Tracks principesco Franÿais [sic] para a exclusão de Valores Mobiliários appanages. Este lanche e dependente apenas da nossa vontade e dos nossos sucessores.

  3 - Nós manter e defender a nossa nota de 15 de julho de 1901, uma vez que estabelece a ordem de adesão à Coroa e governar a classificação e precedência a ser observado em todas as cerimônias com um oficial francês, política ou nacional. - Dito isso, de bom grado a concordar com o pedido de nosso tio, o conde d'Eu sobre reuniões ou cerimônias familiares, no sentido de que quando a reunião ou evento será exclusivamente da família ou quando decidimos que vamos não para classificar em ordem de adesão à Coroa, mas por laços de parentesco ou posição em relação a nós mesmos, ou em relação a pessoas que vivem ou falecido principesco que seria para homenagear o Conde d'Eu e seus descendentes masculinos, principesco e legítimo pode tomar seu posto atribuir essa relação, como já ocorreu em outros parentes ou aliados da nossa família, incluindo não príncipes e príncipes Casa [sic] Soberanos Estrangeiro.

  4 - O conde d'Eu e filho solenemente aqui para eles e seus descendentes [sic] para fazer valer quaisquer reclamações à coroa da França e do cargo de Chefe da Casa de França, em caso de extinção total de todos os ramos principescos franceses atualmente compõem a Casa da França. Tomamos nota deste compromisso solene que terá seu efeito e será elaborado pela aposição das assinaturas desses Princes Nossa Declaração de presente.

  Declaramos que o compromisso e inviolável, como firmes e constantes, como se tivesse sido tomada com juramento perante uma Assembleia competente da Monarquia.

  5 - O Conde d'Eu e filho também se comprometem em seu nome e em nome de seus filhos a não desafiar o ramo do Duque de Alençon posse do título de duque de Nemours.

  Declaramos que está acima acordado e aprovado firmes e estáveis ​​para sempre algumas circunstâncias que possam surgir.

  Em fé do que nós reconhecemos esta nossa Declaração nossa mão e o selo de nossas armas e fazemo-lo assinado por todos os participantes Principes.

  E de transporte original presente Declaração Nossa entregue a cada um dos Príncipes Nossa tios.
  Feito em Bruxelas, aos vinte e seis dias do mês de Abril do ano de Nosso Senhor 1909.

Nenhum comentário:

Postar um comentário