"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo


"O FERDADEIRO PATRIOTISMO È O QUE CONCILIA A PÁTRIA COM A HUMANIDADE"


O Patrono da Raça Negra, como chegou a ser conhecido em vida, era filho da elite imperial do Brasil; seu pai fora o grande Senador e Conselheiro José Thomaz Nabuco de Araújo.
Sua presença na Câmara dos Deputados significou, como ele mesmo comentou algumas vezes, a quarta geração de uma mesma família no Legisltivo Nacional do Império.

Voltando-se cientificamente aos estudos de nossa Sociologia nacional, logo identificou a escravidão como nossa maior nódoa histórica. Combateu-a veementemente, sendo o principal líder e articulador, no Brasil e no Exterior, do Movimento Abolicionista.

Monarquista convicto, afastou-se da vida política do País após a proclamação da República, aceitando unicamente nos representar como Embaixador em Washington, posto em que morreu poucos anos depois que assumiu. É o autor da primeira autobiografia brasileira, o clássico Minha Formação.
Para maiores dados, favor consultar a página da Fundação Joaquim Nabuco:

Nenhum comentário:

Postar um comentário