"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

sábado, 18 de outubro de 2008

Monarquia Costitucional - uma solução ...



por: Alan Assupção Morgan

Sem dúvida, não há regime perfeito, entretanto alguns funcionam melhor que outros. Olhando o mapa mundi verificamos que de forma geral os regimes monarquicos funcionam melhor.

Anualmente diversas entidades européias americanas e a própia ONU divulgam indices de qualidade de vida , de liberdade democraticas, e desenvolvimento humano , etc: onde dos 20 primeiros invariavelmente 14 são monarquias.

Se entendermos o conceito Estado vis-á-vis Governo entenderemos porque monarquias dão melhor resultado.

O Estado , por sua natureza é perene. Inversalmente governos são temporários .O governo por ser temporário jamais poderia fica "engessado" em períodos estanques de 4 ou 5 anos como é no presidencialismo. Esta temporalidade precisa de flexibilização. Se o governo for bom fica 6, 8, 10 ou mais anos. Se for ruin, precisa ser substituido. Razão pela qual o parlamentarismo, com a exceção dos EUA , é o regime adotado pelas nações lideres do mundo.

O estado, por sua vez, por ser perene jamais podera se sujeita aos humores e bel-prazeres de uma figura política temporária sem qualificação para o cargo. enquanto a maior preocupação de qualquer governo é a próxima eleição, o estado esta sempre voltado ás proximas gerações, razão pela qual é essencial que a chefia de estado seja exercida em carater vitalício e hereditario por uma figura apartidaria e APOLÌTICA , ou seja, o quarto pode - PODER MODERADOR. Políticos necessitam de um freio aos seus desejos ignóbeis.

Enquato não houver mudanças na forma de estado ( república ou monarquia) e no sistemade governo( presidencialismo ou parlamentarismo) , Brasil jamais saíra do caos institucional.

De inicio dois fatores são primordiais - as reformas partidarias e eleitoral. Infelismente, estamos convictos de que os políticos jamais providenciarão essa reforma porque, para eles, está ótimo do jeito que está.

O Brasil foi vendido, sucateado e totalmente destroçado. as estratégias não são mais traçadas no Brasil e muito menos por brasileiros. são poucas as empresas brasileiras de expresão que sobreviveram. os anéis já se foram há muito tempo. parece que ninguem ainda se deu conta de que os dedos, aos poucos, estão sendo devorados.


O brasileiro assiste a tudo perplexo e assustado. Por onde olha só vê corrupção em todo os níveis de nossas intituições, incluindo a chefia de estado. Os nossos governantes e políticos que juraram defende a constituição, a patria e o povo, em fim a res-publica para o bem de todos , tratam-na como res-propria em beneficio proprio e da entourage que os cerca, com total impunidade.

Imfelizmente já chegamos ao ponto em que não se pode mais emprega a expressão "salvo as honrosas exceções" . a descrença é total.

A criminalidade, o sucateamento da economia. os tributos altos, o endividamento crônico, o péssimo sistema da educação , afalência da saúde , a corrupção endêmica, a infra-estrutura quebrada, o transporte coletivo inexistente e os mil e um males existentes são todos EFEITOS E CONSEQÜÊNCIAS. Um verdadeiro retrato da total e completa falência dos múltiplos organismos do estado em todos os niveis.

Sem corrigir a CAUSA todos nó continuaremos falando abobrinhas e o Brasil nuca será aquela grande nação, patria e potência de nossos sonhos.

O dilema que enfrentaremos hoje é saber a quem apela. A inércia é brutal. Ficamos com a nítida impressão de que a paralisia tomou conta de todos o país. A midia, nesse ponto, relmente tem feito um belissimo trabalho, quebrando a espinha dorsal da alma e resistência do povo brasileiro.

È uma pena. Enquanto o Brasil vai de mal a pior, os nossos formadores de opnião só discutem efeitos e consequências, jamais as causas: 15/11 quando o pais ficou desprovido do poder moderador e entregue aos caprichos politicos de plantão que transfomeram o país não em terra do povo brasileiro , mas deles próprios,enfim uma praça de negocios.

Cabe aos nossos fomadores de opinião, que já chegaram a conclusão de que o atual sistema esta fálido levantar a bandeira e fazer uma verdadeira cruzada para mudar, institucionalmente, a estrutura de nosso estado.voçê faz parte de um poder ao qual nós não temos acesso- a mídia. Use-a.


O brasil merece um destino melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário