"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sangue Azul e Espirito Aventureiro



Dom Pedro II era um afigura e tanto. Apesar da historia triste - sua mãe morreu quando ele tinha um ano e, aos cinco seu pai voltou para portugal, deixando-o com cientistas, professores e padres no palacio da quinta - tornou-se um pessonagen no minimo intrigante. Era amante da literatura, das linguas e da ciência talvez por isso Pedro II tivesse mais apego pelos estudos que pelo poder.


Aos 15 anos recebeu a coroa de imperador e logo depois se casou via proucuração(isso mesmo não se conheceram antes do casório) com a princesa Teresa Cristina italiana do Reino das Duas Sicìlias. Passou a adimirar profundamente a mulher que possuía espirito aventureiro como ele os dois viajaram mundo afora e ela é tida por muitos historiadores como a primeira arqueóloga do país.


O arcevo arqueólogico greco-romano do museu nacional chegou aqui graças a um pedido feito pela imperatriz ao irmão Fernando II rei das Duas Sicílias, que mandou peças das escavações de Pompéia, em 1853.


A historiadora do Museu Nacional Regina Dantas conta que pedro II foi o primeiro egipitólogo do Brasil." Ele era considerado erroneamente um currioso mas estudou o egito como poucos e foi o primeiro fotógrafo,astrônomo e físíco do país. E ainda sabia serca de 26 idiomas incluindo o sânscrito e hebraico".


D.Pedro II fez três viagens importates ao exterior.numa delas percorreu o Egito(de 1876 a 1877).

Nenhum comentário:

Postar um comentário