"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

81 SENADORES, 1.213 FALTAS


E sempre atento site Congresso em Foco anota: ano eleitoral, Congresso esvaziado. As ausências a sessões deliberativas no plenário do Senado aumentaram mais de 50% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período no primeiro ano desta legislatura, 2007.

 Os dados foram colhidos na própria página do Senado na internet: as faltas sem justificativa e faltas abonadas por licenças saltaram de 783 para 1.213, no primeiro semestre de 2009 e no de 2010. Em todo 2009, as ausências somaram 1.740 - ou só 527 mais que em meio ano, agora.

 Percentualmente, o salto foi de 16% no ano passado para 24% neste. Pelas regras da casa, os senadores podem justificar suas faltas por meio de licenças ( por atividade parlamentar ou missão política, licença por motivos de saúde e licença para tratar de interesse particular) e só a licença por interesse particular significa desconto na folha de pagamento do senador.


Das 1.024 licenças do primeiro semestre, a a maioria (756) foi para atividades parlamentar. Para tratamento de saúde, 131, e para assunto particular, 128.


A Constituição Federal determina que senadores, bem como deputados, devem comparecer a, no mínimo, dois terços das sessões ordinárias. A exceção são as licenças, que podem ser justificadas por motivo de saúde, interesse particular ou missão política. Caso ultrapasse o limite constitucional, o parlamentar faltoso pode enfrentar processo de perda de mandato na Corregedoria do Senado.

Leia mais em Congresso Em Foco


fonte:http://www.joelmirbeting.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário