"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Joaquim Nabuco



Todo o campo da luta pela vida no Brasil está infelizmente dominado pela escravidão, e eu tornei-me seu mortal inimigo."

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo foi advogado, escritor, orador, deputado, diplomata e membro fundador da Academia Brasileira de Letras, nasceu em Recife, em 19 de agosto de 1849, e faleceu em Washington, EUA, em 17 de janeiro de 1910.

Dessarte, sendo um dos principais construtores do Brasil, foi um dos que lutou pela abolição da escravatura e, por essa e outras lutas, além das suas qualidades pessoais, está sendo homenageado pela Câmara dos Deputados, em razão do centenário de sua morte.

Na sociedade brasileira, correspondeu-se com várias personalidades importantes da época, tais quais Machado de Assis, Barão do Rio Branco, José do Patrocínio, Pedro II etc.

Assim, no site da Câmara dos Deputados é possível encontrar toda a sua vida, obras digitalizadas, cartas e discursos, que, como eu disse, merecem ser lidos e, mais ainda, estudados.

Como exemplo, transcrevo um trecho da carta, de 1882, ao Senador José Antônio Saraiva:

"Se V. Ex. tomasse a si no Senado a causa da emancipação, a liberdade dos escravos que eu vejo muito longe, e o dia em que a lei brasileira há de condenar a escravidão, o qual também me parece muito distante, aproximar-se-iam de nós a ponto de podermos esperar que o primeiro aniversário secular da Revolução Francesa não fosse celebrado no Brasil a face de milhares de escravos."

Outrossim, vale lembrar que ele não lutou somente pelo abolicionismo, mas também, combateu a favor de outras causas importantes naquela época, como, por exemplo, a liberdade de culto e a educação pública.

Com isso, vamos encontrá-lo, na sessão de 18 de outubro de 1888, discursando na Câmara dos Deputados a favor da questão da liberdade de culto no Brasil, lamentando, naquela ocasião, que o governo não a houvesse discutido.

Em outra oportunidade, na sessão de 15 de maio de 1879, discute a favor das universidades e do ensino científico, para uma melhor educação pública.

Sem embargo, a pessoa de Joaquim Nabuco deve ser estudada, pois ele fui umas das personalidades mais atuantes em nossa nação no século XIX, um gênio, seja em termos políticos ou humanitários, como excelente escritor, como artista da oratória, advogado, político, diplomata ...

por: Carlos Eduardo Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário