"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ah... a diplomacia...



A visita de Obama ao Brasil foi bem explorada pela midia, especialmente para ufanizar o País em face da simpatia demonstrada pela família presidencial norte-americana. 


Mas o “diplomatês” traduzido aponta em direções mais pragmáticas, especialmente quanto interpretadas à luz da situação do Brasil no contexto geopolítico e geoeconômico mundial.

Obama veio a negócios. Tantos para os imediatos, quanto para os de longo prazo. Os acordos assinados apontam exatamente nessa direção de forma preferencial. Certamente que “vê com simpatia” o pleito do Brasil à uma cadeira fixa no Conselho de Segurança da ONU, porque isso é... simpático, mas isso não basta. Mas o fato de não ser um “não” foi transformado pela midia em um quase “sim”. 



Paises como a Alemanha, com um PIB de quase US$ 4 trilhões e o Japão, com cerca de US$ 5 trilhões, não têm cadeira fixa, ocupadas por apenas cinco países, exatamente por sua força bélica – EUA, Rússia, China, França e Reino Unido. Não depende apenas de Obama a reforma do Conselho.

Além dos acordos, contudo, deve-se comemorar a reaproximação dos EUA com o Brasil e nesse sentido, deve se dar crédito à atual administração brasileira, que priorizou essa situação imediatamente após a saída do ocupante anterior do Planalto. 



Obama, em seu discurso, fez conhecer a todos, das coincidências históricas e da longa amizade entre os dois países, referindo-se aos EUA como a primeira nação a reconhecer a Independência do Brasil, bem como, ter recebido a primeira visita de um chefe de Estado – D. Pedro II, em 1876 – àquela Nação.

É evidente que haveria de elogiar a nossa democracia, embora possamos entender que colocá-la como exemplo aos árabes em revolta tenha sido uma forma de dizer outra coisa. 



Afinal, uma das mais adiantadas democracias do mundo ainda é a americana, porque não usá-la como exemplo? 


Será que Obama sabe que no Brasil o voto é obrigatório? 


Se sabe, talvez acredite, como muitos “representantes do Povo” que tal obrigatoriedade serve como método de aprendizado democrático. Churchill já demonstrava outra opinião: “democracia se aprende, não pode ser empurrada goela abaixo”. 

A chamada de atenção da senhora Dilma Roussef, que ora ocupa o Planalto (“ocupanta”?), valeu mais pela pirotecnia do que efeito prático, no que tange às barreiras protecionistas norte-americanas, cuja legislação não depende do Executivo e sim do Congresso. 



Os EUA sofrem de um processo de centralização progressiva, e uma das facetas desse triste movimento está na indústria legalizada dos lobbies, mesmo em prejuízo ao próprio povo americano. 


Paradoxalmente não se fala nas barreiras protecionistas que o Brasil têm em relação aos EUA – experimente tentar importar qualquer coisa de lá, um carro, por exemplo... Obama, nesse ponto, foi educado e não se contrapôs.

Apesar de o Brasil estar na 7º posição em volume de geração de PIB, ocupa posições absurdas que revelam seu real sub-desenvolvimento, como apontam os diversos índices – competitividade, IDH, liberdade de imprensa, burocracia, juros, tributos, regulamentação, educação, saúde, infra-estrutura, custo logístico, enfim, uma série que mantém o País em posições intermediárias dentre listas de 130, 150 ou 1té 190 nações, quando não nas últimas colocações. 



No comércio mundial, por exemplo, nossa participação é de apenas 1% do total. 

E com essa situação, juntamente com a falta de poderio bélico – as FFAA estão sendo desmanteladas progressivamente – não se consegue visualizar uma razão pela qual o Brasil tenha direito de ocupar uma cadeira no Conselho de Segurança. 



Pensamos que os brasileiros devam mesmo se preocupar em arrumar a casa primeiramente. O resto, se interessar, vem depois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário