"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Rainha quase por acaso: 60 anos de um reinado


Elizabeth II, que comemora o aniversário de um dos reinados mais longos da história do Reino Unido, acompanhou as mudanças do país.

Elizabeth II, 85 anos, é a segunda monarca depois da rainha Vitória a ocupar o trono do Reino Unido por seis décadas.

Mas ela não nasceu destinada a ser rainha. Elizabeth era apenas a terceira na linha de sucessão do trono. Mas quis o destino que seu tio, o duque de Windsor, se apaixonasse por uma norte-americana divorciada, abdicando do trono em 1936. Daí para a frente, a jovem Lizbeth, de apenas 10 anos, teve de reescrever a sua história. A começar pela nova casa para onde ela, a irmã caçula, princesa Margareth, o novo rei George VI e sua mulher, a rainha que também se chamava Elizabeth, se mudaram no ano seguinte: o Palácio de Buckingham.

A Rainha Elizabeth II foi coroada no dia 2 de junho de 1953, em Londres

Curiosidades sobre o reinado

Monarquia - Dinastia: A rainha Elizabeth II é a 40ª monarca desde que William, o conquistador, obteve a coroa da Inglaterra


Aniversário - Datas: Ela nasceu em 21 de abril de 1926, mas seu aniversário é oficialmente celebrado em junho


Religião - Chefe da Igreja: A rainha, chefe oficial da Igreja da Inglaterra, Anglicana, entrou em uma mesquita pela primeira vez em julho de 2002, em Scunthorpe, Lincolnshire


Valor - Cofres públicos: A rainha custa 36,2 milhões de libras por ano aos cofres públicos, incluindo 359 mil libras pagas diretamente pelo governo ao príncipe Philip. Elizabeth II tem uma riqueza avaliada em cerca de 300 milhões de libras, o que a torna a 257ª pessoa mais rica do Reino Unido
Poder - Parlamento: Desde 1952, a rainha aprovou mais de 3.500 leis do Parlamento


Rotina - Desjejum: Toda manhã, sua mesa de café da manhã é preenchida com cereais e mingau de aveia em potes de plástico, iogurte e dois tipos de geleia (light e escura)


Família - Divórcios: Elizabeth é a primeira monarca a ver três filhos se divorciando

Quando criança, Lizbeth não frequentou escolas, aprendeu com tutores. Era uma menina calma, reservada e apaixonada por bichos, principalmente cavalos -  paixão que cultiva até  hoje. Ela ainda monta, e com estilo. Como mostrou aos seus súditos no segundo dia de janeiro, numa de suas propriedades, no condado de Sandringham, no Noroeste da Inglaterra: de capa azul, botas e batom vermelho e, como de hábito, no lugar do capacete de proteção, um lenço. "Uma ideia da qual é difícil convencê-la", disse a filha Anne, sobre a teimosia da rainha em não se proteger, como registrado no livro do jornalista Andrew Marr, "The Diamond Queen", uma das biografias lançadas neste ano.

Afora o fato de ser uma octogenária amazona, Elizabeth II tem uma agenda oficial tão intensa - de visitas a hospitais até encontros com chefes de Estado - que políticos bem mais jovens teriam dificuldade para acompanhar. Em 60 anos, a rainha já fez mais de 300 viagens ao exterior. No Reino Unido, visitou 25 mil lugares. Os anos de reinado acumularam mais de 3,5 milhões de cartas endereçadas à rainha. Classificá-la é tarefa complexa, mesmo para estudiosos da realeza.

Ela conviveu com 12 primeiros-ministros - de Winston Churchill a David Cameron - viu guerras e períodos de crise, como agora. Elizabeth II foi testemunha de mudanças demográficas, perda de colônias, guerras, o terrorismo do Exército Republicano Irlandês (IRA), de movimentos artísticos e também de tragédias militares.

Ao chegar ao poder, a soberana era chefe de Estado de nada menos do que 32 países, número que diminuiu na atualidade para 16, após muitas nações, nos anos 1960 e 1970, conquistarem sua independência, como a África do Sul e o Paquistão.

Esteve à frente de seu tempo e abriu as portas da realeza para o povo: a primeira transmissão de TV do palácio real, feita pela BBC, foi justamente a cerimônia de sua coroação. Não teve medo de ousar: desde as cores alegres ao se vestir até a forma de lidar com divórcios (e infidelidades) de seus filhos e noras. Viu também o herdeiro do trono, William, se casar com a plebeia Kate Middleton, no ano passado. Lida constantemente com as gafes do marido de longa data, o príncipe Phillip.  Eles estão casados há 64 anos.

A popularidade da monarquia caiu após a morte da mãe de William e Harry, a princesa Diana, em 1997. Naquele período turbulento, o silêncio da Casa de Windsor foi visto como indiferença.  Apenas cinco dias depois, numa resposta às críticas da opinião pública, Elizabeth fez um discurso lamentando a morte. Mas esse período ruim para a monarquia britânica parece ter sido superado: uma  pesquisa divulgada  pelo jornal britânico "The Guardian" na época do casamento do príncipe William, no ano passado, mostrava que quase 70% da população acredita que a monarquia ainda é relevante para o país.

No final do ano passado, países da Comunidade Britânica  decidiram mudar mais de mil anos de história real para dar a homens e mulheres as mesmas chances de assumir a coroa, o que, de certa forma, deu à monarquia um ar mais simpático diante dos novos tempos. Ficou decidido que haverá igualdade sexual na linha de sucessão, prevalecendo a ordem de nascimento. Na tradição, as filhas mais velhas ficam atrás dos irmãos mais novos na lista. Elizabeth II só se tornou uma monarca por não ter irmãos. As mudanças significam que o primeiro filho de William e Catherine Middleton (agora duque e duquesa de Cambridge), seja ele homem ou mulher, entrará automaticamente na linha de sucessão, que tem o pai de William, Charles, como segundo da lista.

A Rainha é POP


Beatles: No auge da beatlemania, em 1965, Elizabeth II condecorou o grupo com as medalhas da Ordem do Império Britânico. Antes do encontro com a rainha, eles fumaram maconha no banheiro do palácio 


Bono Vox: Em 2006, a rainha indicou Bono Vox, vocalista irlandês do U2, para Cavaleiro Comandante da Ordem  do Império Britânico. A honraria se deu em reconhecimento a seus serviços prestados à indústria musical e por seu trabalho humanitário


Lady Gaga: Um dos últimos encontros inusitados da rainha com nomes da música pop se deu em 2009, quando a performática cantora Lady Gaga participou de um evento beneficente anual da família real britânica 


Cinema: Em 2007, a atriz  Helen Mirren encarnou a monarca no longa "A Rainha" e levou o Oscar. O filme retrata como Elizabeth II lidou com a comoção nacional após a morte da ex-princesa Diana
Comemorações

As principais celebrações do Jubileu de Diamante ocorrerão entre os dias 2 e 5 de junho - Elizabeth foi empossada em seis de fevereiro de 1952 e coroada no dia 2 de junho do ano seguinte. Mas o alvoroço em torno da festa já começou. Em geral, a rainha passa reclusa o Dia de Adesão, como a data é conhecida, mas neste ano foi  diferente. Uma saudação de 41 tiros no Hyde Park seguida por uma salva de 62 armas na Torre de Londres agitaram a manhã londrina.

Em uma carta dirigida aos cidadãos britânicos, a monarca escreveu: "Espero que este ano do Jubileu seja um momento para agradecer os grandes avanços conseguidos desde 1952 e olhar para o futuro com a mente clara e um coração solidário ao unir-nos em nossas celebrações". Se depender da disposição e da saúde da monarca, o príncipe Charles ainda terá que esperar um bom tempo para ocupar o trono.

Um comentário: