"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

domingo, 18 de novembro de 2012

Cinco razões pelas quais a monarquia é um sistema melhor


1- A monarquia representa a pluralidade da identidade e da constante renovação na continuidade

A democracia exige a mudança cíclica dos governantes. Nenhuma outra parte pode estar permanentemente no poder e na alternância é um componente fundamental do sistema. Mas nesse mesmo sistema, o monarca pode e deve representar os valores de um país onde o chefe de Estado se mantém. E para representar torna-se um elemento de convergência entre os interesses diferentes de identidade política e étnica. Um Rei de Espanha, que detém títulos como o rei de Castela, Leão, Aragão, Navarra, Valência, Galiza, Maiorca, Córdova, Múrcia, Gibraltar, das Ilhas Canárias, o conde de Barcelona e Senhor da Biscaia, para falar apenas dos territórios que hoje são o espanhol ou aspiram por unanimidade, que eles são, necessariamente visto como uma referência mesmo para aqueles que não se sentem necessariamente espanhol.

2- A monarquia é uma forma mais moderna

A República é um sistema mais natural, ou seja, é mais elementar, mais atrasada. Cada civilização é uma subtração à natureza. Tudo é menor natural. A partilha comum de bens é mais natural do que a propriedade. Qualquer civilização-Kings, propriedade, contrato de casamento, envolve um elemento de modernidade e complicação e artificialidade, sobrepostas, como freio e limitar os naturalidade. Como também são acréscimos à natureza da educação, boas maneiras ou empate. E precisamente porque o desenvolvimento e liquidação através dos séculos levando a uma monarquia, você tem que entender que é na mão de qualquer pessoa ter uma monarquia, mas ele está tendo uma república. Uma revolução é feita em 24 horas, a monarquia é a colonização dos séculos.

3- A Monarquia permite independência

O Crown Prince ou sucessor, como seu pai ou parente do rei não pode ser usado por políticos, e que deve o seu estatuto com a natureza é designado a partir do nascimento e da nação conhece como energia primordial, tais lutas em cúpula. Em uma época como a nossa racionalista pode parecer anacrônico princípio hereditário: baseia-se na parte física do homem que o racionalismo e idealismo que a nossa sociedade despreza e crescido além da medida.

Mas na realidade o corpo é tão humano quanto o espírito, e herança é o único modo de nomeação de chefe de Estado não é manipulável, que investe o Rei da independência, a condição mais importante na função. O que dá valor imbatível para Monarquia herança é o chefe de Estado para a independência que lhe dá herdou status. Ea condição tem que ser herdada dentro de uma família. É o que o político e diplomata francês Charles Benoist resumida na máxima "uma dinastia, sempre a mesma, sempre renovada em uma monarquia."

Como José Maria Pemán argumentou em suas "Cartas a um céptico sobre as formas de governo": "Tanto quanto me esforcei nunca sagacidade ser encontrado imediatamente transmitida de qualquer forma, sem intervalo ou interrupção, comparável em clareza e rapidamente para a transmissão familiar de pai para filho. Assim, todas as bases sociais que exigem continuidade e características de permanência têm historicamente e cientificamente caráter familiar, daí o "pai" é a grande palavra que aparece sillar inabalável escondida na raiz etimológica de tudo o que designa um pilar fundamental da sociedade humano. Uma coisa de pai soa do país, que é a nação e patrimônio, que é a propriedade, e do patriarca, que é a autoridade. Uma coisa pai tem que soar muito, se não no nome, na realidade querida, a melhor forma de governo, "a monarquia. E, para terminar seu Pemán idéia conclui: "A família, não o indivíduo, é secularmente a propriedade assunto, o destaque ou a honra. O que é estranho é também o tema do Governo? "E fora da propriedade, não há outra escolha do que a escolha, com restrições de sua dependência, mesmo servilismo e lucro busca de poder dentro.

4- O pior Rei é melhor

A condição humana é imprevisível. A história de todas as monarquias do mundo existe ou foi gerou soberanos bons e ruins. E muitas vezes não é o pior de que estavam no trono no momento da mudança de regime. Mas a monarquia evoluiu o conceito de soberania nacional, e hoje, no Ocidente, é parte de regimes constitucionais. Num sistema constitucional-como, por exemplo, os espanhóis- potestas dos quais tem um Rei é muito limitada.

E um mau rei teria pouca chance de prejudicar a nação, precisamente porque os seus poderes são muito circunscritas. Mas um bom rei enche de auctoritas graças à sua forma de domínio de nenhuma outra maneira pode conseguir essa autoridade. Mas um mau presidente de uma república é constantemente agindo para obter a continuar o seu trabalho, muitas vezes dominar seus poderes tentando justificar a sua presença como chefe de Estado e gera crise como a que acabamos de viver um dos países mais importantes da Europa onde aprendemos que o presidente de corrupção e renunciou após meses recusando-se a aceitar as suas responsabilidades.

5- Nenhum sistema é perfeito, é o melhor possível

Se é relativamente fácil de diferenciar entre os políticos que sempre pensam na próxima eleição e aqueles que pensam nas próximas gerações pode-se dizer, a priori, que o político natural tem ido às urnas para pensar na próxima eleição, enquanto para Prince é sempre mais fácil pensar nas próximas gerações. Porque o Rei é o deputado de todos aqueles sobre votação, aqueles que votam e os que não votam. O homem é capaz de compreender os princípios universais e, como resultado, às vezes se pensa existir no mundo criado: grande erro, pode habitar sua mente, aumentar a sua vontade, mas não se aplicam porque eles são seres de razão.

Nós nos esforçamos para a perfeição , mas um erro ao definir enteléquias padrões. Monarquia hereditária é o padrão perfeito para o governo da sociedade, é, nem mais nem menos, o governo melhor possível para seres limitados. E a distinção entre limite e está perfeitamente claro, mas muitas vezes esquecem. Lembre-se do exemplo clássico: a mula não entende um silogismo, mas não por imperfeição do silogismo, é limitando a mula, que é, no entanto, uma mula perfeita sem conhecer a teoria do conhecimento.

Mais com um sentimento. Irracionais e talvez por isso, muito verdadeiro. Disse José Maria Pemán na obra citada: "Ao lado de Carlos V de Ticiano, um presidente da República tem um retorno certo, não vou dizer que ao chefe tribal, mas para o chefe da aldeia ou magistrado . " Essa afirmação é de 1937. Muitas parece inteiramente válido.

RAMON PEREZ-MAURA

11 comentários:

  1. o Brasil nunca ira voltar a ser uma monarquia constitucional parlamentarista.
    Isto é impossivel,vocês podem até aumentar um pouco o numero de monarquistas com este blog,MAS A MAIORIA SERA SEMPRE REPUBLICANO.

    ResponderExcluir
  2. O espirito republicano permanecerá, onde o poder emana do povo e para o povo, onde somos iguais perante a lei e ela (a lei) Impera sobre todos nós inclusive o Imperador.

    ResponderExcluir
  3. provabilidades da monarquia voltar provavelmente é de 35%
    correto?

    ResponderExcluir
  4. Pura Utopia, achar que um dia o Brasil irá virar uma Monarquia novamente, a respeito dos comentários de que pagariam impostos, seria bem provável, que iriamos pagar impostos absurdos, mas vamos pelo lado mais brando da situação. Corrupção: Hoje o Brasil esta cheio de políticos corruptos e mesmo assim pagamos altos impostos e sustento dessa grande massa corrupta.
    Pois bem sustentaríamos os políticos e O Império, tais sustentação que eles ( imperadores, príncipes )iriam ostentar através de riquezas e mordomias( fato )assim de acordo com os padrões de outros monarcas no mundo.
    seguindo essa linha de raciocínio, vejo um país ainda engatinhando através dessa democracia, temos apenas 29 anos de democracia, o sistema partidário é podre e falho, muitos se vendem e compram votos, gastam milhões e ganham milhares.
    A exemplo dos USA um pais que se tornou independente e até hoje é uma potência, mas com portugueses? Não deu certo, tanto que em Portugal a muito tempo excluiu a Monarquia. Novamente digo utopia, a forma como nascem pessoas com a idéia de que o governo no pais deveria ser uma Monarquia, mas para que? Para vemos carruagem nas ruas, Príncipes e Princesas, Reis e Rainhas com aquela ostentação toda nas ruas ou em outros países pagando de dono de estado e nação a troco de que? Vemos o que aconteceu com a Espanha o povo esta cansado do tipo de governo onde o Rei Juan Carlos abdicou o trono para o seu filho, e mesmo assim a Espanha esta em um sistema politico pior que o nosso, destacando: desemprego, moradia e impostos.
    O que precisamos é mudar todos os políticos e uma reforma no sistema politico onde partidos se associam com outros para ter mais poder e ganhar cargos, precisamos mudar o sistema mas a forma democrática seria a mais plausível do que uma monarquia, não desejaria sustentar uma família imperial para dizer que moro em um pais monárquico. Sou contra o sistema politico no Brasil mas sou contra essa fantasia de Reis e Rainhas, achando que seria melhor o mundo com eles. São pessoas como nós apenas, a exemplo de um comentário onde falam que eles são mais preparados para o Governo, afirmo que não, eles não são diferentes de nós, e não nascem com preparação para Governo algum, quem garante que com eles as coisas pioram ou melhoram, achar é uma coisa garantir é outra, mas garanto que não são diferentes, se pessoas acham que eles são os melhores no governo porque estudaram fora, então digo o seguinte prestem bem atenção em quem vocês votam, procurem se informar quem e onde estudou ou trabalhou, procurem mudar o sistema sem ficar na mesmice de políticos, o povo esquece simplesmente em quem votou na ultima eleição, alias alguém sabe exatamente em que votou para deputado estadual, federal, senador e vereador nas ultimas eleições e procurou saber o que ele fez se cumpriu o que prometeu? Então antes de achar que o pais poderia ser uma ( Monarquia ), peço que vejam esses detalhes.
    Repito não sou a favor de Monarquia nenhuma, e não sou a favor de nenhum partido politico. Vamos pela realidade vamos se concentrar no que estamos passando agora, vamos prestar mais atenção em quem votamos, e assim mudar as coisas. Estamos cansados sim de roubos, violência, corrupção, mas nem por isso desejo como muitos a volta dos militares no poder, muito menos a Monarquia, e sim procurar de forma diferente ver em quem votamos. E a propósito. Tenho orgulho de minha pessoa, não fico falando de ter vergonha em ser brasileiro, sou e com orgulho, pessoas que pensam dessa forma procurem saber mais o significado da palavra vergonha. Achar que seriamos melhor, mais educado, mais ricos, fica a dica. Somos descendentes deles, os Portugueses, e mesmo assim não evoluímos, por serem da Europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Monarquia Parlamentar traz consigo uma Reforma Politico-Eleitoral-Partidária, ferramentas que o povo brasileiro precisa para para exercer melhor a sua cidadania, fazendo com que políticos sejam o que realmente são funcionários públicos. O Imperador e sua família nada mais são que "Diplomatas/Conciliadores" neutros da politica partidária nacional que reduz o extremismo de ambos os lados( Direita/Esquerda).

      Excluir
    2. A questão dos gastos públicos é comprovado que em uma Republica Parlamentar o Presidente é mais caro que um Rei de uma Monarquia Parlamentar, vide o caso Presidente português e Rei espanhol.

      vide vídeo

      http://corta-fitas.blogs.sapo.pt/3677128.html

      Excluir
    3. SE EQUIVOCOU AI AMIGO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, PORTUGAL NÃO EXCLUIU A MONARQUIA
      FOI OUTRO GOLPE DE ESTADO, NA VERDADE ELES MATARAM O REI

      Excluir
  5. A crise na Espanha é econômica e não politica, já no Brasil é apenas política são coisas diferentes.

    ResponderExcluir
  6. Nós pensamos que alem de um sistema Politico-Eleitoral melhor a Monarquia Parlamentar é também forma de nosso Estado possuir metas a longo prazo, vide por exemplo o Plano Nacional para a Educação, que tramito por décadas no Congresso para ser aprovado, em nosso falho Presidencialismo de Coalizão tal plano para ser implantado ainda sera mais difícil.

    ResponderExcluir
  7. A preparação dos príncipes é no que diz respeito a sua capacidade de ver questões politicas com neutralidade, sem um respaldo de influencia seja de esquerda seja de direita. O Imperador não governa para isso nós elegemos um Presidente de Governo(Primeiro Ministro), o monarca representa o que um politico de partido A ou do B não pode representar, como nossa continuidade,nacionalidade,pluralidade etc:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca dizemos que eles são melhores ou superiores que nós, alias são tão iguais que estão sujeitos as leis como qualquer um, é assim em qualquer Monarquia Ocidental.

      Excluir