"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Por que não ser republicano e ser monarquista?



Nós os monarquistas Brasileiros do século XXI, nos deparamos constantemente com dificuldades quando tentamos defender as nossas idéias. Somos motivo de chacota, piadas e outras coisas do gênero, constantemente somos chamados de loucos e de saudosistas. 

Como os monarquistas podem ser considerados saudosistas se não nascemos e nem vivemos na época do Império? Como ser considerado saudosista se não descendemos de famílias nobres ou da própria família imperial? Como se não somos senhores feudais a procura de vassalos e vice-versa? 

Nós monarquistas modernos, não somos "anti-republicanos" só por existir a forma republicana de governo, não temos ódio por este regime, não somos apegados a tal regime ao ponto de desconsiderar outras possibilidades. Essas características muito presentes nos pouquíssimos "republicanos-militantes". É o saudosismo de que tanto nos acusam. 

Os monarquistas Brasileiros entendem que, cada povo tem o seu sistema de governo e que por mais que se tente copiar um sistema que deu certo em outro país, 1° se esse sistema não estiver naturalmente na essência de seu povo e 2° se ele não for adequadamente adaptado as necessidades de seu país. Ele nunca funcionará adequadamente, assim como a república presidencialista brasileira. 

A "nossa" república não funciona, pois não é nossa, nós simplesmente copiamos um sistema que outros criaram para atender exclusivamente as suas necessidades. Nosso país tem uma história de tradição monarquista de aproximadamente 400 anos, contra a "inquestionável" república de pouco mais de 100 anos. E mesmo assim a monarquia aparece ainda hoje crescendo, conclamando pessoas de todas as classes, gostos, lugares e de outros meios, pois o nosso maior ideal é ver o Brasil como país de "1º mundo" novamente é ver os nossos intelectuais serem valorizados e reconhecidos aqui e não no exterior.
Ser monarquista é valorizar o passado, preservar o presente e construir o futuro!
"Pelo Brasil e com o Imperador!"

Bruno Cezar P. Soares 
Brasília-21/04/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário