"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

quinta-feira, 5 de março de 2009

Casa da República

CLUBE MILITAR

Logo após a Guerra da Tríplice Aliança (1864 - 1870), o Brasil viveu um período muito conturbado. Marcaram essa quadra de nossa História, as campanhas abolicionista e republicana e as questões militares e religiosas, assinaladas por grande efervescência de idéias, por graves crises e pelo surgimento das instituições que abrigariam os grupos que então se debatiam.
A Classe Militar, afetada diretamente pela questão militar e indiretamente por todas as outras, não fugiria à regra. Fundou-se inicialmente o Clube Naval e em seguida, o Clube Militar (26 jun 1887).


Perlustrando a História desta instituição, constata-se, documentadamente, a ponderável contribuição do "Fórum de Debates" em que, a partir de então, se transformou, para a solução pacífica, sem graves comoções, de um sem número de magnos problemas nacionais.


Memoráveis e vibrantes assembléias nele realizadas marcaram fatos de grande significado para a vida nacional, como as Campanhas Abolicionista e Republicana, a instituição do Serviço Militar Obrigatório o Monopólio Estatal do Petróleo e as homenagens à FEB em seu regresso.


Mais recentemente, a Crise Energética, a Participação do Brasil no Continente Antártico, a Ocupação Racional dos Espaços Vazios Nacionais, além de outros, foram temas de grande repercussão nele estudados e discutidos.


Em seu primeiro século de existência, a par das atividades sociais, culturais, esportivas e assistenciais inerentes a entidades congêneres, soube o Clube Militar amalgamar uma estrutura sólida que permite, sem solução de continuidade, prosseguir sua trajetória marcante, mantendo-se fiel ao pensamento de seus fundadores e garantindo a firmeza de seus ideais.


O Museu do Clube Militar procura, mediante uma ligeira mostra de peças históricas de seu acervo, documentar a veracidade das assertivas acima formuladas, homenageando destarte os responsáveis pela direção da entidade ao longo de seu primeiro século de existência, graças aos quais se concretizou extraordinário patrimônio material, cultural, moral e cívico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário