"Nós, os monarcas, somos incontestavelmente constantes em um mundo em constante transformação. Pelo motivo de termos estado sempre aqui, mas também por não nos envolvermos na política cotidiana. Estamos informados das mudanças políticas que acontecem em nossas sociedades, mas não fazemos comentários sobre isso. É nisso que assumimos uma posição única. Nenhum dos outros monarcas europeus interfere na política."

Margarethe II, Rainha da Dinamarca

quinta-feira, 5 de março de 2009

Questão Militar - versão militar


Questão Militar - Uma sucessão conflitos entre a oficialidade militar e a monarquia durante o Segundo Reinado gerou uma grave crise política, levando o Exército a romper com o governo e fortalecer a campanha republicana. As raízes dessa disputa podem ser encontradas na perda de importância e espaço político pelos militares.

A composição social dos seus quadros, que até por volta de 1850 eram formados pela elite, foi adquirindo contornos mais populares. Se antes os filhos das esferas abastadas eram encorajados a seguir carreira militar, agora, devido à baixa remuneração, às precárias condições de vida e à lentidão nas promoções, apenas gente de extração social mais humilde, em geral proveniente de famílias dos próprios militares ou de burocratas do governo, se interessavam pela caserna.

A oficialidade também tinha críticas ao Império. Fortalecido como corporação após a Guerra do Paraguai, o exército passou a formar militares comprometidos com a corporação. Eles atuavam na esfera política, mas sua lealdade maior era com o exército, e não com o governo. Por sua vez a Escola Militar da Praia Vermelha, criada a princípio como instituição de ensino militar, converteu-se num centro de estudos matemáticos e humanísticos.

Sob a influência da doutrina positivista, propagada sobretudo após o ingresso de Benjamin Constant como professor da instituição, a idéia de República foi ganhando terreno. Os desentendimentos entre governo e oficiais do Exército agravaram-se em 1884, quando o Tenente-coronel Sena Madureira, oficial de prestígio que privava da amizade do Imperador, convidou um dos participantes da luta pela abolição dos escravos no Ceará a visitar a Escola de Tiro do Rio de Janeiro, da qual era comandante.

A transferência de Sena Madureira para o Rio Grande do Sul como punição gerou polêmica, levando o ministro da Guerra a proibir militares de travar discussões através da imprensa. Presidente da Província do Rio Grande do Sul, o General Deodoro da Fonseca recusou-se a cumprir a ordem e foi chamado de volta à Corte. A proibição, porém, acabou revogada e o Gabinete que a havia emitido, censurado pelo Congresso. Organizados no Clube Militar, fundado em 1887, os oficiais solicitaram através do seu presidente, Deodoro, que o ministro da Guerra desobrigasse o Exército de caçar escravos fugidos, o que na prática já ocorria.

A insatisfação militar crescia e ganhava força na tropa a propaganda republicana. Em 11 de novembro de 1889, em meio a mais uma crise, personalidades civis e militares, incluindo Rui Barbosa, Benjamin Constant, Aristides Lobo e Quintino Bocaiúva, tentaram convencer Deodoro - figura conservadora e de prestígio -a liderar o movimento contra a monarquia.

A princípio relutante em aceitar a incumbência, por ser amigo do Imperador, entre outras razões, Deodoro acabaria concordando em pelo menos derrubar o Visconde de Ouro Preto, chefe do Gabinete. Assumindo o comando da tropa, nas primeiras horas do dia 15 de novembro de 1889 Deodoro partiu para o Ministério da Guerra, onde reuniam-se os líderes monarquistas. Todos foram depostos e o Brasil acordou numa República.

Um comentário:

  1. Marco Antonio Portella de Macêdoquarta-feira, junho 15, 2011

    A partir de 15 de novembro de 1889 iniciou-se a destruição da memória história nacional, onde ao longo de quase 122 anos,vendeu-se uma idéia de democracia, gerada por um golpe militar e por uma minoria, que jamais amou a soberania nacional e sim apenas valorizou os seus interesses pessoais.O povo há quase 122 anos paga a alta corrupção que predominou a república.

    ResponderExcluir